Projeto Pilar 7 premiado

Instalação de plataforma hidráulica com tecnologia GMV

O projeto “Miradouro do Pilar 7”, que instalou um elevador panorâmico e um Centro de Visitantes, na Ponte 25 de Abril junto à Avenida da Índia, em Alcântara, foi galardoado com o Prémio Construir 2018, na categoria de “Engenharia – Melhor Projeto Público”. A cerimónia de entrega dos Prémios Construir, que distinguem as melhores empresas e obras nas áreas de Arquitetura, Engenharia, Construção e Imobiliário realizou-se no dia 20 de novembro, no recuperado Cineteatro Capitólio.

A inauguração da Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril ocorreu a 27 de setembro de 2017, Dia Mundial do Turismo, permitindo aos visitantes ter uma experiência única a partir do miradouro transparente localizado no tabuleiro ferroviário da Ponte, vendo o rio Tejo e as suas duas margens, em particular Belém e Almada.

Através da experiência sensorial vivida no interior do Pilar 7 é feita uma viagem pela história e técnicas de construção desta obra emblemática, terminando na ascensão (correspondente a 26 andares, 386 degraus) através de um elevador panorâmico até ao miradouro feito parcialmente em vidro, tanto no chão como nas laterais.

No Centro Interpretativo foi instalada pela Liftech uma plataforma hidráulica transparente, de tecnologia GMV, onde são projetados conteúdos multimédia sobre a história da ponte e toda a tecnologia envolvida na sua construção.

A ideia de proporcionar ao público esta experiência nasceu em 2013, no decurso da empreitada de conservação e reparação da Ponte, da responsabilidade da EP - Estradas de Portugal (hoje Infraestruturas de Portugal).

O projeto Experiência Pilar 7 foi concebido pela IP e pela empresa A2P, que realizou o projeto de estruturas, sendo o projeto de arquitetura de António Silva Borges, da IP Património.

Conheça aqui o Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril - Experiência Pilar 7


Fontes: Infraestruturas de Portugal, Liftech

Anterior
Anterior

Tektónica 2021